sábado, 21 de agosto de 2010

Breve Histórico da Companhia Ferroviária São Paulo-Goyaz

No dia 04 de maio de 1909 fora publicado o Decreto nº 1732 do estado de São Paulo, concedendo ao Engenheiro Francisco Homem de Mello, ou empresa que o mesmo organizar, licença para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro, que iniciando-se na cidade de Bebedouro, vá terminar na sede do distrito e paz de Monte Azul (Monte Azul pertencia ao município de Bebedouro). No dia 05 de maio de 1909 o decreto fora assinado pelo Engenheiro Francisco Homem de Mello. A empresa, sob o regime de Sociedade Anônima, passou a se chamar “Estrada de Ferro São Paulo-Goyaz1”.

Antes desta autorização, em 07 de janeiro de 1907 em sessão ordinária na câmara municipal de Bebedouro, foi outorgado aos coronéis João Manoel e Galliano Luiz Vieira Maldonado, a concessão por 20 anos, ou empresa que organizarem para uso e gozo para uma estrada de ferro dentro do município. O intendente Dr. Manoel Collaço Brandão Veras é quem assinara o documento final autorizando a concessão da ferrovia. Por motivos desconhecidos a concessão não se concretizou. Após 02 anos, no início do mês de fevereiro de 1909 visitando a região de Bebedouro o Engenheiro Francisco Homem de Mello interessou-se pelo empreendimento e obteve apoio dos fazendeiros e comerciantes da região, e no dia 25 de fevereiro de 1909 solicitou ao governo do estado de São Paulo, privilégio para a construção de uma estrada de ferro que, partindo desta cidade irá a Monte Azul com prolongamento para Villa1 Olímpia, até a Cachoeira do Maribondo, no Rio Grande, e daí procurará atravessar o triângulo mineiro e chegando às divisas com o estado de Goiás.

Na época, a maior dificuldade enfrentada pela empresa foi à desapropriação de terras no distrito de Monte Azul, alguns poucos proprietários não admitiam que a estrada de ferro cortasse suas propriedades, o mesmo acontecera no distrito, o traçado da estrada e sua estação estavam projetados para atravessar e ser construída dentro da localidade. Foi necessária a visita de um técnico do governo de são Paulo e intervenção do município de Bebedouro para que o traçado original da linha férrea fosse preservado.

Em 05 de março de 1910 foi realizada a viagem inaugural, de Bebedouro a Monte Azul e em 29 de março a primeira viagem oficial. De Bebedouro a Monte Azul existiam 07 estações ferroviárias. Algumas bem pequenas. Bebedouro, Miragem, Botafogo, Atalaia, Da. Luiza, Granada (atual povoado de Rosário) e Monte Azul. Em 1912 a ferrovia associou-se com a “Companhia Estrada de Ferro Pitangueiras” permanecendo com o mesmo nome “Estrada de Ferro São Paulo-Goyaz”. Em 1914 foi prolongado o trecho de Monte Azul a Villa Olímpia. Infelizmente, neste mesmo ano a empresa entrou em falência, mas permanecendo com as suas atividades normais, mesmo precariamente. Desde o início de suas atividades a São Paulo-Goyaz recebera ajuda e auxílio da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, e neste momento de crise não seria diferente, pois a Companhia Paulista a considerava estratégica. Após 02 anos, em 1916 a empresa fora leiloada e passou a denominar-se “Companhia Ferroviária São Paulo-Goyaz”.

Em 1916 a estação de Passagem em Pitangueiras foi interligada a estação de Bebedouro. Em 1927 a empresa vendera sua linha férrea de Passagem a Bebedouro para Companhia Paulista de Estrada de Ferro, ficando somente com o trecho Bebedouro a Villa Olímpia. Em 1931 a São Paulo-Goyaz prolongou a estrada de ferro de Villa Olímpia até Nova Granada.

A linha da São Paulo-Goyaz deveria continuar com seu traçado para atingir Icem, perto da Cachoeira de Marimbondo, e cruzar o Rio Grande e prolongar-se até o estado de Goiás, mas Nova Granada acabou realmente sendo o ponto final da linha. Em 1950, a Companhia Paulista comprou a ferrovia SPG e usou o nome da cidade para nomear o ramal, passando a chamar-se Ramal de Nova Granada, nova denominação da velha São Paulo-Goyaz. O tráfego no ramal foi feito até o fim em locomotivas a vapor, pois as diesel tinham dificuldades com o lastro/bitola da linha e pouco rodaram por lá, apesar de todo o investimento feito pela Paulista nos anos 50. Em 1966, concretizou-se o fim do trecho entre Olímpia e Nova Granada pela Companhia Paulista e a consequente desativação da estação de Nova Granada. Em 1969 o último trecho, Bebedouro a Olímpia fora desativado, e logo em seguida os trilhos foram retirados, originando uma nova estrada de terra batida, ficando somente na lembrança e saudosismo dos mais antigos.

Esta é apenas uma demonstração da pequeníssima parcela da história da Ferrovia São Paulo- Goyaz, ou comumente chamada na época de SPG. A sua trajetória e evolução são bem complexas. Algumas realidades desconhecidas e totalmente fragmentadas no decorrer das últimas décadas. Inúmeros fatos, acontecimentos narrados e isolados e, muitos não se encaixam. Em virtude destas histórias e fatos estarem tão dispersos, é que me motivou e move-me a pesquisar e finalmente mostrar a todos uma conturbada, mas ao mesmo tempo belíssima e envolvente história da Companhia Ferroviária São Paulo-Goyaz.

Eu simplesmente me apaixonei por sua história e vibro a cada descoberta. Em março de 2010 comemoramos os 100 anos da implantação da ferrovia. A Companhia Ferroviária São Paulo- Goyaz possui envolvimento em 12 municípios, inúmeros distritos e povoados, extrapolando até mesmo a região administrativa de Barretos a qual Bebedouro pertence. Todo acervo das pesquisas será disponibilizado no futuro site http://www.cfspg.com.br/.

Se alguém tiver algum parentesco, material, foto ou mesmo uma história que vivenciara e que possa me ajudar, é só entrar em contato pelo e-mail cfspg100anos@yahoo.com.br ou ricardo.scosta@yahoo.com.br e deixar seus dados para que eu possa entrar em contato, será uma honra e alegria poder conversar com pessoas ligadas à história da antiga Ferrovia SPG.



No futuro site ( www.cfspg.com.br ) será detalhada toda a trajetória da SPG. Iniciaremos pelo ano de 1902, mais precisamente em 08 de março de 1902, na cidade de Pitangueiras. Neste ano fora outorgada uma licença municipal a “Estrada de Ferro Pitangueiras a Viradouro” pertencente ao Engenheiro Bernardino de Queiroz Cattoni e sua esposa, para que a empresa realizasse suas operações. Em 1909 houve uma alteração no nome da empresa com alteração de acionistas, passando a chamar-se “Companhia Estrada de Ferro Pitangueiras”. Em 1912 as duas empresas se fundiram, permanecendo o nome de “Estrada de Ferro São Paulo-Goyaz”.



Serão inseridos no site os seguintes detalhes:

- Diversos mapas
- Diversas fotos
- História verídica e emocionante de um emigrante português que fora trabalhar na construção da ponte sobre o rio Mogi Guaçú em 1908. Relatando fatos de seu dia-a-dia na obra.


Esclarecimentos:


1. Foi utilizada a grafia original da palavra do período “Goyaz – Villa”. Tal grafia fora alterada para “Goiás - Vila” através da Revisão Ortográfica de 1943.


Fontes:

Jornais antigos de Bebedouro

Diário Oficial do estado de São Paulo

http://www.estaçõesferroviárias.com.br/

11 comentários:

  1. Excelente essa história. Fico pensando o quanto seria dinâmica essa empresa se tivesse conseguido atingir o seu destino: o estado de Goiás.
    Parabéns pela iniciativa de divulgar essa ferrovia, de história tão desconhecida e ao mesmo tempo tão interessante.

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    1. Obrigado pelo contato, havia perdido minha senha no Blog. Este espaço é apenas um breve resumo. As pesquisas ainda continuam, tenho encontrado muito material da SPG, aguarde, por favor.

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  2. Olá Ricardo,
    Parabens pelo breve histórico da SPG ! Estava procurando algo à respeito. Irei lhe enviar uma foto da oficina da SPG. Qdo.vou à Bebedouro passo ao lado das antigas Oficinas e até fico emocionado, em uma das vezes tentei seguir uma linha de trilho imaginária.Abrs.

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  3. Ricardo, novamente só posso te desejar mto boa sorte nesta empreitada, além de parabenizá-lo por esta nobre iniciativa. Como já disse, é triste um povo não conhecer e cultivar sua história, sua identidade.
    Sobre o que precisar de informação e/ou dado sobre Cajobi estou a sua inteira disposição.
    Abçs,

    Régis Guariente.

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    1. Régis, pelo desculpas pela demora, havia perdido minha senha para o Blog. Estou na fase de pesquisas, tenho encontrado muito material da SPG, aguarde, por favor.

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  4. Muito legal, falta material sobre essa ferrovia. Foi um cano garimpar para o meu site. Bom trabalho

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    1. Obrigado Ralph pela visita ao Blog. Este texto é um simples resumo. Abraço!!

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  5. muito boa...aguardo ansioso pelos próximos...

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    1. Agradeço pela visita ao Blog. Estou na fase de pesquisas, tenho descoberto muito material da SPG, vale à pena aguardar. Abraço!

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    2. Ricardo parabéns pelo lindo trabalho de pesquisa.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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